20 Janeiro 2022

Impressão digital ecológica: a alternativa para um futuro ambientalmente responsável

Sim, também para a impressão digital é já possível encontrar soluções alternativas sustentáveis, mais amigas do ambiente.
Em que consiste uma impressão digital ecológica?
Hoje em dia é um tema comum e, quase todos, individualmente mas também organizações e empresas, sabem do impacto que certas ações têm no meio ambiente.
Seja através da escolha de métodos de transporte menos poluentes, na alteração do tipo de lâmpadas utilizadas, na preocupação com a reciclagem eficiente ou, por exemplo, na procura de produtos de origem certificada, são muitas as escolhas que podemos fazer diariamente para evitar um futuro marcado por escassez de recursos e grandes alterações climáticas.

Assim, também a Impressão Digital evoluiu, criando soluções “mais verdes” e que reduzem o impacto ambiental em todo o processo de impressão - produção de máquinas, utilização de tintas e materiais a personalizar.
Estas tecnologias “verdes” ajudam a reduzir a poluição, o desperdício e o consumo de energia durante a produção. Podendo, por vezes, permitir ainda uma redução de custos de impressão.

Curioso?
A Equipa Portus explica as 3 principais alternativas para manter a qualidade das suas Impressões Digitais, respeitando o meio ambiente e, por vezes, conseguindo vários benefícios extra.

Substituir as tintas solventes por tintas à base de água


Compostas por até 65% de água, esta alternativa permite impressões em espaços sem ventilação, ou, por exemplo, em brinquedos, não deixando odores. Reduzindo a dispersão de compostos orgânicos voláteis, sendo não apenas mais ecológicas mas também mais seguras, apesar de ser uma alternativa relativamente recente, os resultados conseguidos são excepcionais.






Optar por materiais PVC FRE

O PVC (Policloreto de polivinila), quando incorporado com aditivos como plastificantes, estabilizantes, lubrificantes, pigmentos ou espumantes, por exemplo, para a aquisição de resistência e estabilidade, é extremamente difícil de reciclar.
A alternativa é, por isso, a utilização dos novos materiais de impressão sem PVC, como lonas compostas de prolipropileno biodegradável, placas 100% papel, vinil ecológico ou tecidos de poliéster ou algodão sem PVC, mais simples de reciclar e, em alguns casos, 100% recicláveis.
Um exemplo inovador deste tipo de material, disponibilizado pela Portus desde 2021, é o adesivo Easy Dot, da Neschen Feito em poliéster e composto por 25% de material reciclado, é PVC Free, e durável por 2 anos, quer no interior quer em exterior.
Saiba mais AQUI 









Utilizar tecido em vez de plástico


O tecido reciclado PET é uma das alternativas de maior impacto para o meio ambiente.
Através do PET reciclado são produzidos fios de poliéster, de alta qualidade, através da reciclagem de embalagens de politereftalato de etileno, como é o caso das garrafas de plástico.
Assim, para além de outras mais valias, como por exemplo a redução da utilização de plástico ou a possibilidade de utilização de tintas à base de àguas neste tipo de material, com esta escolha é possível ainda poupar recursos naturais e dar vida a novos materiais que seguirão para o lixo ou são constantemente encontrados no mar.
A redução nas emissões de CO2 e na utilização de energia são também mais valias conseguidas através desta inovação.

Se procura alternativas ecológicas para o seu negócio e/ou para os seus clientes, fale connosco.
Na Portus disponibilizamos de opções certificadas e competitivas, acompanhadas pelo aconselhamento de uma equipa especializada e com a missão de criar uma planeta e futuros sustentáveis, para todos.

 

Partilhar

Outras Novidades

PME Lider 2022
06 Fevereiro 2023
É com imenso gosto e orgulho que anunciamos que a Portus foi eleita PME Líder em 2022.
Saber Mais  
A família TrueVIS está a crescer
06 Fevereiro 2023
Apresentação das séries TrueVIS AP, LG e MG da Roland DG.
A família TrueVIS está maior. Os dispositivos VG3 e SG3 irão unir-se às novas séries LG, MG e AP.

Todos os dispositivos TrueVIS partilham várias características-chave, incluindo uma elevada qualidade de impressão, ampla compatibilidade de materiais e tintas de secagem rápida. Além destes dispositivos TrueVIS, todos beneficiam de software intuitivo, como o RIP VersaWorks 6 e a monitorização remota Roland DG Connect, e são totalmente apoiados pela garantia Roland DG Care.

Os novos modelos de impressora baseiam-se na premiada herança TrueVIS, adicionando a impressão e corte UV e impressoras de tinta de resina à base de água à gama eco-solvente já existente.
Saber Mais  
Nova Artrix Pro
22 Junho 2022
Impressão têxtil com química de pigmentos e tintas industriais
Saber Mais  
TrueVIS VG3 e SG3: a nova geração de impressoras/cortadoras
01 Abril 2022
Foi no início do mês de Março que a Roland anunciou o lançamento da nova série
TrueVIS VG3 e SG3, a próxima geração de impressoras/cortadoras de grande formato
TrueVIS a jato de tinta eco-solvente.
Saber Mais